Como Saber se Estou Ficando Careca?

Calvície

como-saber-se-estou-ficando-carecaA preocupação com a queda de cabelo não é um privilégio exclusivo dos homens, já que as mulheres também sofrem com o transtorno. Estatisticamente, a perda de cabelos atinge 75% dos homens, e de 20 a 30% das mulheres, já considerando a calvície. Logo, trata-se de algo bem mais do comum do que se imagina.

A calvície é hereditária. Embora não exista propriamente uma cura para ela, há tratamentos e outras formas de controle, que em muitos casos podem resultar retardá-la de forma satisfatória. Como em toda doença que abriga um componente genético, o objetivo é sempre manter o bem-estar do paciente.

Grande parte dos pacientes pensa que só existe um tipo de queda de cabelo. Na verdade, o problema pode ser oriundo de doenças oriundas da calvície até outras enfermidades, como a alopecia areata. A causa deve ser diferenciada para que se busque o diagnóstico e o tratamento corretos.

Diagnóstico de calvície

Em se tratando de diagnóstico, o fundamental é a presença de um bom médico. Sem ele, não será possível obter progresso, muito menos manusear qualquer aparelho com o intuito de promover o diagnóstico.

O dermatoscópio é um aparelho que permite uma visão bem nítida do couro cabeludo e principalmente das alterações dos fios. Existem alguns modelos de dermatoscópios simples, enquanto outros são mais complexos. Aliado às biópsias e demais exames clínicos, esses dispositivos prestam uma valorosa contribuição para o médico.

Ao analisar as imagens dos exames, o médico deve ter em mente que, dos diferentes problemas que afetam o cabelo, haverá descobertas clínicas distintas, mas frequentemente exibindo pequenas dimensões. Nesse sentido, o dermatoscópio ajuda, por exemplo, a identificar sinais peripilares, alterações da espessura do cabelo, fios com a ponta mais espessa e outros com as extremidades mais finas. Todas essas características podem facilitar a identificação de determinados problemas do cabelo e do couro cabeludo.

Ressalta-se que sinais peripilares são alterações dermatoscópicas do paciente que tenha determinadas doenças, como a calvície, ou quaisquer outras modificações do couro cabeludo. Esses aspectos específicos podem ser visualizados com mais tranquilidade através da utilização de aparelhos como o dermatoscópio.

Créditos: Remédio para Queda de Cabelo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*